4 de Janeiro de 2017
Investidores Privados

Uma das formas de financiamento de projectos mais procurada na actualidade são os Business Angels (Investidores Privados).

Aquando do processo de angariação de capital via investimento privado é importante começar por verificar a adequabilidade do projecto a cada potencial investidor. Por norma, cada investidor possui um perfil de investimento específico, onde se definem os montantes mínimos e/ou máximos por projecto a investir, a maturidade do investimento e a área de negócio preferencial, intrinsecamente ligada ao know-how técnico ou financeiro do investidor.

Após filtragem dos potenciais investidores, o ideal é realizar um pitch de negócio adequado a cada perfil, de onde se devem destacar os principais aspectos do projecto que garantem o fit do mesmo com a estratégia de investimento do business angel.

Na fase seguinte do processo de investimento são negociadas as condições do mesmo. A proposta parte do investidor e deve ser analisada pelo promotor do projecto, considerando aspectos como: potencial de negócio versus remuneração esperada do investimento, prazo de retorno, tipo de retorno exigido e, acima de tudo, adequabilidade da proposta ao projecto e mercado em que se insere.

Existem diversas formas de retorno do investimento realizado por um Business Angel:

- Participação na empresa em título definitivo;

- Participação na empresa com opção de buy-out previamente definida;

- Quota fixa sobre o volume de vendas durante um determinado período;

- Regime de financiamento, com prestações fixas, constantes ou evolutivas.

 

Ao negociar com um investidor privado temos de garantir que a proposta é adequada ao projecto, que o investidor possui viabilidade para apoiar os primeiros passos do projecto e que irá contribuir positivamente com a sua experiência e conhecimentos. Para o efeito, é de extrema importância a mediação do negócio com apoio de profissionais de gestão especializados em investimentos, garantindo assim o valor acrescentado da operação.

 

Podemos ajudar o seu projecto a crescer! A Startup Business Consulting possui uma bolsa de investidores especializados em várias áreas de negócios, sendo o nosso objectivo impulsionar negócios e criar oportunidades de valor acrescentado no mercado.


Deixe o seu nome e contacto telefónico.
Entraremos em contacto consigo.
+infoNós
ligamos